Análise Ergonômica

____________

Segundo a NR-17, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica dos trabalhadores. Esta análise visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, garantindo conforto, segurança e desempenho eficiente.

 

 

 

Gerenciamento de Riscos e Controle de Perdas

_____________________________

Este serviço é responsável por analisar e levantar os riscos dentro de uma edificação, indústria, estabelecimento, a fim de prever e solucionar possíveis erros nos sistemas e infraestrutura em geral, antes que os mesmos causem danos irreparáveis e prejuízos diversos.

 

 

 

Inspeções de Segurança

_______________

São realizadas nas edificações, conforme suas necessidades e objetivos, para verificar aspectos como:

  • fluxograma do processo produtivo;
  • análise da documentação técnica de segurança (projetos, AVCB, AVS, entre outros);
  • ficha de produtos;
  • armazenamento de materiais;
  • condições dos equipamentos de combate a incêndio;
  • memoriais descritivos diversos;
  • relatórios de acidentes;
  • outros procedimentos diversos.

 

 

 

LTCAT – Laudo técnico das condições do ambiente de trabalho

_______________________________________

O LTCAT é um documento elaborado por um engenheiro de segurança do trabalho, com o objetivo de se qualificar e quantificar os agentes nocivos que possam existir nos ambientes de trabalho e concluir se estes podem gerar insalubridade para os trabalhadores eventualmente expostos, de acordo com a NR-15 (atividades e operações insalubres). É também um laudo base para o PPP (perfil profissiográfico previdenciário).

 

 

 

PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria                                da Construção – NR-18

_______________________________________________

Exigência do Ministério do Trabalho para as indústrias da construção com 20 trabalhadores ou mais, constante na NR-18. Deve contemplar as exigências contidas na NR-9, levando-se em consideração também os riscos de acidentes e as doenças do trabalho, bem como suas respectivas medidas preventivas.

 

 

 

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- NR-7

___________________________________________

 

Ao se registrar um colaborador a empresa necessita da emissão do PCMSO. Especifica-se nesse documento quais os exames que devem ser realizados conforme a função de cada funcionário, sua periodicidade, anualmente todas as empresas precisam encaminhá-los para realização destes exames, além da realização de campanhas de prevenção ou palestras de orientação sobre determinados assuntos. Posteriormente, obtém-se o Relatório Anual, onde pode se constatar possíveis alterações no diagnóstico dos colaboradores da empresa, e as medidas cabíveis a serem tomadas. É através do PCMSO que se realizada o controle de saúde dos colaboradores e o monitoramento de eventuais exposições a riscos ocupacionais, prevenindo o surgimento de eventuais doenças ocasionadas ou agravadas pela sua ocupação. Além disso, é possível monitorar outras doenças, não relacionadas ao trabalho, mas que podem ocasionar problemas quando não controladas.

 

 

 

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

___________________________

Documento que relata o histórico laboral do trabalhador, comprovando sua exposição a agentes nocivos à saúde, dando-lhe a possibilidade de obter benefícios e serviços previdenciários, em particular, a aposentadoria especial.

 

 

 

PPR - Programa de Proteção Respiratória

__________________________

O Programa de Proteção Respiratória constitui-se em um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas com a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória. O objetivo é dar proteção contra doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. A Instrução Normativa Nº 1, de 11 de abril de 1994 do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a obrigatoriedade da implementação do PPR em todo estabelecimento de trabalho que necessite do uso de equipamento de proteção respiratória.

 

 

 

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

__________________________________

O Programa de prevenção de riscos ambientais assegura a preservação da integridade dos trabalhadores diante dos riscos no ambiente de trabalho, visando a proteção e saúde dos colaboradores, a partir de procedimentos técnicos para: identificar, quantificar e qualificar os riscos físicos, químicos e biológicos relacionados com o trabalho. Está definido na NR-9 do Ministério do Trabalho e Emprego e serve de base para o PCMSO.